domingo, 7 de setembro de 2008

Google Chrome e Software livre

Acabo de baixar o primeiro navegador do Google, o Chrome.  A exemplo do Mozilla Firefox, trata-se de um software livre. E é muito massa. Fácil de usar, leve, prático. Enfim, um sucesso. Tou recomendando. Nós costumamos, usualmente, meter o pau nas grandes corporações,  mas a gente tem que dar valor a certas iniciativas bacanas. Acho que uma das grandes sacadas dessa grande revolução tecnológica capitaneada pela internet é essa idéia de "Software Livre". 

Na realidade, o Software Livre é um espécie daquilo que comumente se chama de "Movimentos de Conhecimento Aberto", cuja noção fundamental é a de que o conhecimento deve ser considerado um legado da humanidade e, portanto, deve ser livre.  Na informática, é a idéia que está por trás de outras grandes sacadas como a Wikipédia (e dos sites em wiki em geral), o Sistema Operacional Linux e o OpenOffice (com a versão nacional BrOffice). É praticamente um versão high-tech da crença socrática de que o conhecimento deve ser transmitido livremente, sendo considerado prostituição a idéia de cobrar por ele. 

E aí? Será que também vão condenar a rapaziada do Software Livre a morte por corromper a juventude? Eu espero que não, embora imagine que muita gente poderosa ficaria feliz com essa possibilidade. 

Quer saber mais sobre software livre? Clica aqui ou aqui.

Nenhum comentário: